“Os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra” (Hebreus 11.33-38).
Certa vez estava lendo o Livro de Hebreus sobre os heróis do Velho Testamento, e disse ao Senhor Jesus que tinha um desejo no meu coração. O desejo era ser usado por Deus, e fazer a obra que Ele tinha designado para que eu fizesse. Pensei: poderá também ser assim comigo. Na minha vida não é diferente, pois Deus precisa de mim para realizar esta grande obra, realizar um grande plano, como aconteceu com os heróis da fé. Com toda certeza poderá acontecer comigo também.
Amado leitor lembre-se que Deus quer, e pode operar grande obra também em sua vida, Você somente precisa dizer a Ele “eis-me aqui” de todo coração, e com a sua vida também não será diferente.
Como Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Davi, os profetas e outros no VT, todos os apóstolos foram grandes heróis da fé. Também Deus levantou outros, centenas de anos depois, e foram usados poderosamente pelo Senhor.
Martinho Lutero, o grande reformador da reforma protestante, viveu entre os anos 1483 – 1546, e foi um grande herói da fé, poderosamente usado por Deus. Quem já leu sobre a história de Lutero, sabe que através dele Deus operou grandes coisas.
Antes de sua morte, foram as suas palavras: "Vou render o espírito. Oh! meu Pai celeste! meu Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, em quem creio e a quem preguei e confessei, amei e louvei! Oh! meu querido Senhor Jesus Cristo, encomendo-te a minha pobre alma. Oh! meu Pai celeste! em breve tenho de deixar este corpo, mas sei que ficarei eternamente contigo e que ninguém me pode arrebatar das tuas mãos". Depois de recitar João 3:16 três vezes, repetiu as palavras: " Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito, pois tu me resgataste, Deus fiel". Que todos nós tenhamos essa fé e determinação que teve Martinho Lutero, para através do poder de Deus fazer a diferença.
Entre os anos 1703 – 1791, viveu João Wesley, mais um grande herói da fé, chamado de "Tocha tirada do Fogo", pois quando tinha cinco anos de idade foi retirado milagrosamente de um incêndio que teve na casa de sua família. Jesus Cristo usou poderosamente João Wesley, não somente para trazer um grande avivamento na Inglaterra nesses anos que viveu, mas também em outros países que esteve. Mas com tudo isto, certa vez quando estava trabalhando com os índios na Geórgia, ele escreveu: " Faz dois anos e quase quatro meses que deixei a minha terra natal para pregar a Cristo aos índios da Geórgia; entretanto, o que cheguei eu a saber? Ora, vim a saber o que eu menos esperava: fui a América pra converter outros, mas nunca fora realmente convertido a Deus". Que isto sirva para meditação para nossas vidas.
Dwight Lyman Moody, este grande homem de Deus também foi um grande herói da fé, viveu entre os anos 1837 – 1899, foi chamado de "Célebre ganhador de Almas" e conhecido como o mais famoso pregador do mundo. Contudo continuou o mesmo humilde servo de Deus. Foi assim que uma pessoa que o conhecia intimamente descreveu sua personalidade: “Creio que era a pessoa mais humilde que jamais conheci... Ele não fingia humildade. No íntimo do seu coração rebaixava-se a si mesmo e superestimava os outros. Ele engrandecia outros homens, e sempre que possível arranjava para que eles pregassem. Fazia tudo para não aparecer".
Este grande homem de Deus sempre viveu cheio do Espírito Santo, e também acreditava que para ser vencedor é preciso ser inflamado pelo fogo do Céu. Certa vez disse ele: “Não conheço coisa mais importante que a América precise do que de homens e mulheres inflamados como o fogo do Céu; nunca encontrei um homem ou mulher inflamada com o Espírito de Deus que fracassasse. Creio que isso seja impossível; tais pessoas nunca se sentem desanimadas. Avançam mais e mais e se animam mais e mais. Amados, se não tendes essa iluminação, resolvei adquiri-la, e orai: Ó Deus ilumina-me com o teu Espírito Santo!”.
Creio que um dos maiores fatores que Moody foi usado poderosamente por Deus é que ele era um homem inteiramente submisso a vontade de Jesus Cristo. Aleluias, que nós também possamos ser totalmente submissos a Deus.
Sabemos que Deus levantou outros grandes homem para fazer diferença, mas o mais importante é sabermos que Deus quer nos usar para continuar a escrever a história da obra que Ele quer fazer através de nossas vidas. Medite nisso!!!
O Livro de Atos dos Apóstolos tem 28 capítulos e o último versículo foi terminado sem um fechamento formal, pois O Senhor Jesus Cristo quer que nós continuemos a escrever com as nossas vidas, assim como Lucas relatou pelo Espírito Santo os atos dos apóstolos, os testemunhos deles e do poder de Deus. Assim Jesus Cristo quer que nós continuemos com este relato, sendo que agora não com caneta e papel mas com um testemunho puro e verdadeiro do poder de Deus em nossas vidas. Lembre-se que o capítulo 29 de Atos é a sua própria vida. Oh Senhor quero sempre ter o Seu Espírito Santo na minha vida, dê-me essa graça, me inflama com fogo do Céu! Guia-me cada passo ao encontro com as almas que estão precisando de Ti! Amém.
O Senhor Jesus Cristo me chamou e me enviou para a Polônia, Creio que a Polônia jamais será a mesma, não somente porque eu estou aqui, mas porque Jesus vive em mim, e tem um plano maravilhoso para a Polônia. Pode ser que os maiores frutos deste trabalho eu não os verei, pois pode ser que já não estarei entre os homens na terra, mas isto não tem importância. O mais importante é que Deus vai realizar o Seu plano neste país tão sofrido pela idolatria. A Polônia já não é mais a mesma. Certa vez O Senhor falou no meu coração que Ele já cortou o cordão umbilical da maldição que a Polônia carrega, ou melhor falando, carregava, portanto creio que a partir daquele momento este país sofrerá grandes mudanças espirituais, pelo poder do Espírito Santo. Amém, que assim seja, em Nome de Jesus Cristo. Texto por pr. Antero Kaczan. Direito autoral, somente permitido para uso pessoal.