ESPOSA E QUE IDIOMA DIFÍCIL!!!
(Foto eu e minha linda e abençoada esposa, casamento)
O nome de minha esposa é Katarzyna Adamczuk Kaczan, mas falamos Kasia. Aqui na Polônia eles mudam os nomes em até oito ou mais maneiras diferentes de falar e pronunciar. Estas mudanças chamam-se declinações e diminuições dos nomes e palavras. Por exemplo, em português “Pedro – Pedrinho”, em polonês pode-se mudar até oito vezes. O nome de minha esposa com declinações é assim: Katarzyna; Kasia; Kasi; Kasiu; Kaska; Kasią; Kasiunia e Kasienka. A gramática do polonês é muito, muito difícil. Dependendo da frase, muda-se o final da palavra ou nome, por exemplo: A Kasia esta na cozinha! Estive com a Kasią! Isto é para Kasi, ou falamos sobre a Kasi! Quando chamamos, falamos Kasiu! E assim por diante. O idioma polonês de verdade é muito difícil, e só pela graça se aprende. Glorifico a Deus, pois Ele me deu esta graça. Somente comecei a pregar normalmente em polonês depois de um ano e meio de Polônia, e glória a Deus por esta graça, pois conheci um missionário que já está aqui na Polônia há oito anos e ainda não fala praticamente nada em polonês. Ele é americano.
Vou escrever algumas frases e palavras em polonês, para vocês experimentarem pronunciar. Só para vocês terem uma pequena noção. Nomes de cidades por exemplo: (SZCZEBRZESZYN = nome de uma cidadezinha na Polônia); (SZCZECIN- nome de cidade); (ZAMOŚĆ = cidade onde temos uma de nossas congregações); (ZMARTWYCHWSTANIE = ressurreição); versículos bíblicos: Efésios 6:10-15 em polonês, “W końcu, bracia moi, umacniajcie się w Panu i w potężnej mocy jego. Przywdziejcie całą zbroję Bożą, abyście mogli ostać się przed zasadzkami diabelskimi. Gdyż bój toczymy nie z krwią i z ciałem, lecz z nadziemskimi władzami, ze zwierzchnościami, z władcami tego świata ciemności, ze złymi duchami w okręgach niebieskich. Dlatego weźcie całą zbroję Bożą, abyście mogli stawić opór w dniu złym i, dokonawszy wszystkiego, ostać się, stójcie tedy, opasawszy biodra swoje prawdą, przywdziawszy pancerz sprawiedliwości i obuwszy nogi, by być gotowymi do zwiastowania ewangelii pokoju,” (Ef. 6:10-15).
“Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo; pois não é contra carne e sangue a nossa luta, mas contra os principados, contra as autoridades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,” (Efésios 6:10-15).
Quando estudamos este idioma, depois de algum tempo, meses de aulas, dá a impressão de que não sabemos nada. Parece que dá um branco na cabeça, mas através de orações, muitas orações e jejuns, Jesus Cristo dá graça, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Jesus Cristo!!!
A minha esposa tem me ajudado muito no idioma, nas traduções de materiais para o ensino, apostilas, etc. Obrigado Jesus!!!
Conheci a jovem Kasia no dia 11 de Agosto de 2002 na Igreja, num culto de domingo. Quando a enxerguei pela primeira vez, o coração bateu forte, pensei comigo, vou orar, se porventura esta for de Deus para mim, eu quero! O tempo foi passando, muitos trabalhos na Igreja, a qual estava apoiando, congregado, sempre envolvido nos trabalhos com os jovens, em geral em todos os trabalhos. E sempre orando, buscando a vontade de Deus... Eu e Kasia começamos a “namorar” no joelho, conversar, nos conhecer, dia 29 de Março de 2003, e nos casamos no dia 08 de Novembro de 2003. Em nosso casamento tudo foi pela fé, pois sabemos que ao missionário tudo é pela fé em Jesus Cristo. Marcamos a data do casamento para o dia 08/11/2003 pela fé, porque não tínhamos nada além da fé em Jesus. A Kasia não tinha o vestido de noiva, Deus deu... Eu não tinha o terno, Deus deu... Não tínhamos dinheiro para a decoração da Igreja e para a pequena recepção para os amigos, Deus deu... Jesus Cristo é maravilhoso! Vale a pena ser fiel a Deus! Senhor Jesus, que o Seu Nome seja glorificado hoje, e para todo sempre!!!
Texto por Pastor Antero Kaczan. Testemunho! Direito autoral, somente permitido para uso pessoal.
Um comentário:
É VERDADE, NÓS CRENTES PRECISAMOS VOLTAR A ORAR DE VERDADE.
Postar um comentário