quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A ORDEM DO SENHOR JESUS EM ATOS 1.8


A ORDEM DO SENHOR JESUS EM ATOS 1.8

Vamos falar um pouco sobre a ordem de Jesus Cristo, que Ele deu antes de retornar ao Pai: (At 1:8) “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Missões é tarefa da Igreja, mas missões deve ser feita pelo poder do Espírito Santo. É o Espírito Santo que dá o direcionamento, poder e motivação, e com este poder, que somente é dado pelo Espírito Santo, a Igreja poderá concluir a tarefa inacabada, que é missões.

Podemos observar que a Igreja que tem O Espírito Santo, esta faz missões, e tem visão missionária. Esta por sua vez, ora, jejua e envia missionários cheios do poder dado Espírito Santo. Com esta atitude de enviar missionários a Igreja faz a vontade de Deus.

A Igreja que separa e envia os missionários precisa ter a certeza de que o missionário enviado tem realmente o “poder” (gr. δύναμις – dunamis) do Espírito Santo em sua vida. Não basta a Igreja ter este poder, o obreiro com chamado precisa ter esta autoridade na sua vida, pois é ele quem vai ao campo, e sem a capacitação do Espírito Santo, o resultado será um grande fracasso. É impossível fazer a obra missionária sem o poder desta “dinamite”, o poder do Espírito Santo.

Pastores que estão na responsabilidade de preparar e enviar missionários precisam entender que não basta alguém ser capacitado, humanamente falando, cheio de idéias, planos etc. Se este não tiver realmente o poder de Deus, e o chamado em sua vida, pode ter certeza, que nada irá acontecer. Concordo que a pessoa deve ter motivações, planos, esforço da parte dele, mas as grandes obras de Deus acontecem pelo Seu poder, e não pelo esforço humano. É por esse motivo que Jesus Cristo ordenou aos apóstolos para que não se ausentassem de Jerusalém antes de receber a promessa do Pai, e sim depois ir.

Podemos ainda observar que primeiro os discípulos receberam o poder do Espírito Santo e, depois de cada derramamento do Espírito, grande foi a obra de missões através dos discípulos. Lemos am Atos que depois do primeiro derramamento do Espírito Santo quase três mil almas foram batizadas e agregaram-se. “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas" (Atos 2.41).

E não demorou muito, mais cinco mil homens dos que creram na Palavra, "Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil" (Atos 4.4). Você concorda comigo, meu querido leitor, que somente depois do recebimento do poder que os discípulos realizaram estas obras? Não tem outro jeito, não podemos combinar nada, o único caminho de fazer uma grande obra, uma grande missão, é através do Espírito Santo.

Eu agradeço a Deus pela vida de um homem de Deus na minha vida. Este irmão é o pastor Jorge Coutinho. Ele tem a unção do Espírito Santo, e foi através dele que Deus me enviou para o campo. Tudo através do poder genuíno do Espírito Santo, que também é Yahweh... Sim Deus é Yahweh; Jesus é Yahweh e o Espírito Santo também é Yahweh.

Depois que Jesus disse: “recebereis o poder do Espírito Santo”, acrescentou: "e sereis minhas testemunhas". Ser testemunhas é um chamado para todos. Testemunhas = (gr. μάρτυς - martyr), Todo testemunho pressupõe alguma pessoa, objeto, conteúdo ou acontecimento acerca do qual é dado o testemunho. Por exemplo: O Deus Pai deu testemunho sobre o Seu Filho "Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho o amado, em quem me comprazo" (Mateus 3.16-17). "Este é o meu Filho o amado", é Deus dando testemunho de Seu filho. Agora o Filho dá testemunho a respeito do Pai, "Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia... Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6.40,44). Também como podemos ler na Palavra de Deus, o Espírito Santo dá testemunho sobre Jesus Cristo, "Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim" (João 15.26). Como podemos ler em Atos 1.8 "e sereis minhas testemunhas" é uma ordem natural que deve ser seguida. Deus testemunhou sobre O Filho, O Filho sobre O Pai, o Espírito Santo que procede do Pai dá testemunho sobre Jesus.

Agora nós pelo Espírito Santo vamos testemunhar de Jesus Cristo. Vamos relatar o que cremos a respeito de Jesus Cristo, vamos testemunhar o que Ele é e o que fez em nossas vidas.

Para testemunhar algo precisamos primeiro tomar conhecimento do que vamos testemunhar, em outras palavras, precisamos primeiro ter experiências pessoais com Jesus, para depois testemunhar dEle. Portanto se a pessoa não tiver conhecimentos de Jesus, mente de Jesus, não vive para Jesus, não é servo de Jesus, automaticamente não terá condição nenhuma de testemunhar de Jesus Cristo. E quando estamos cheios deste Excelente Espírito, o nosso testemunho será de Jesus Cristo, não poderá ser de outra coisa.

O testemunho pode ser positivo ou negativo. Portanto quando uma pessoa dá maus testemunhos, esta pessoa não conheceu, não experimentou de Jesus. Por exemplo: como uma pessoa que diz que quer testemunhar de Cristo, quando o seu computador está cheio de programas piratas, ou em sua casa está cheio de CDs, filmes, programas, etc, piratas. Esta pessoa não está sendo testemunha de Jesus Cristo, mas do diabo. Sim, do diabo, pois pirataria é roubo, é transgressão de código penal. Além disto o diabo veio para matar, roubar e destruir. O que é Pirata? Pirata é: Bandido que cruza os mares só com o feito de roubar; ladrão; tratante, malandro; Diz-se de edição fraudulenta de Livros, discos, fitas, etc, feita sem autorização do autor ou do detentor dos direitos autorais; gatuno, sujeito audacioso, espertalhão, sujeito sem escrúpulos. O que é pirataria? Pirataria é: Ação ou de pirata; roubo, estorção. Está vendo como muitos no nosso meio estão dando testemunho do diabo, e não de Jesus Cristo? Citei somente um exemplo de mau testemunho, mas nós sabemos que são muitos os maus testemunhos.

Quando uma pessoa está cheia do Espírito Santo ela não dá lugar para estas e outras coisa que o próprio diabo traz para lhe oferecer.

Como podemos ver, nós fomos chamados e enviados para testemunharmos de Jesus Cristo, mas não poderemos dar testemunho sem o poder do Espírito Santo. Isto é para cada crente, muito mais ainda para os pastores, missionários, evangelistas, presbíteros, diáconos, mestres, etc. Para meditação: "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os homossexuais, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6.9-10).

Além disto cada crente em Jesus recebe o poder do Espírito Santo para produzir o fruto do Espírito, para que outras pessoas possam ser estimuladas para seguir a Jesus Cristo.

Agora vamos falar sobre os locais que devemos testemunhar: "...e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Como podemos ver, Jesus ordenou quatro localidades para testemunhar a seu respeito e pelo poder do Espírito Santo. Primeiro Ele fala para ficar em Jerusalém, e depois testemunhar em Jerusalém (gr. Ιερουσαλήμ – Hierousalem). Jerusalém para nós crentes hoje significa a localidade, cidade que moramos. Devemos testemunhar de Jesus Cristo na cidade que moramos e congregamos. Este local para cada crente é a Jerusalém de Atos 1.8. Portanto meu querido irmão e minha querida irmã, não perca tempo, pregue e testemunhe de Jesus Cristo na sua Jerusalém.

O próximo local que O Senhor Jesus ordena para testemunhar é Judéia (gr. Ἰουδαία - Ioudaia) . Judéia era como se fosse um estado, que tinha Jerusalém como a capital. A Judéia para nós crentes é o nosso estado, o estado que você mora, portanto vá e pregue as "Boas Novas" de Jesus Cristo. Trabalhe, não queira se apresentar para Deus de mãos vazias.

A terceira localidade foi Samaria (gr. Σαμάρεια. - Samareia). Samaria era uma localidade mais longínqua de Jerusalém, portanto para nós crentes a Samaria é todo o nosso lindo Brasil. Este trabalho é mais para os evangelistas. Eles precisam desbravar fronteiras entre estados do Brasil e testemunhar, abrir frentes de trabalho, edificar Igrejas. Mas isto não significa que os não evangelistas não poderão testemunhar. Além disso em cada estado sempre tem uma Igreja, que para eles é a Jerusalém ou Judéia.

E por último O Senhor Jesus Cristo ordenou "até os confins da terra" (gr. Καί ἕως ἔσχατος ὁ, ἡ, τό γῆ - kai heōs eschatos ho hē to gē). Até os confins da terra irão os missionários enviados pelas Igrejas de Jesus Cristo. Para que todos os povos, tribos e nações possam conhecer e receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

Algo muito importante é saber que Deus quer que todas estas quatro localidades sejam evangelizadas ao mesmo tempo. Não precisamos esperar, primeiro evangelizar a Jerusalém, a nossa cidade, para depois enviar o missionário até os confins da terra. No original grego a palavra "tanto em" (gr. τε - te), significa ("ambas" simultaneamente, ao mesmo tempo).

Portanto amado pastor, pare de ficar inventando desculpas, que devemos primeiro evangelizar a nossa cidade, estado ou o Brasil, para depois enviar missionários. O tempo é agora, já! Mas não envie mercenários, falsários, envie verdadeiros missionários com chamado de Deus, e cheios do Espírito Santo. Texto por pr. Antero Kaczan. Direito autoral, somente permitido para uso pessoal.

Nenhum comentário: